Projeto Escola Amiga
Escola Amiga, um passo importante para a educação de Igarapé
Publicado em 17/05/2011 10:00 - Atualizado em 17/05/2011 17:26
Projeto Escola Amiga: um elo entre família e escola
O Projeto Escola Amiga tem visitado as famílias dos alunos da Escola Professora Maria da Conceição Ferreira Dias Andrade do bairro Vale do Amanhecer esclarecendo as mesmas quanto a importância da família no acompanhamento escolar de seus filhos. Nas visitas as pedagogas enfatizam a necessidade da participação da família no acompanhamento escolar destacando que além da presença na escola, os pais devem procurar conhecer o desenvolvimento dos filhos, conversar com pedagogas e professores, estabelecendo sempre uma cooperação com a escola, já que educar não é uma tarefa solitária.
Durante as conversas a coordenadora do projeto alerta os pais que a participação deles fazem um diferencial enorme na educação de seus filhos e não será depositado à escola o dever de ser a única responsável pelo desempenho do aluno. Esta é a mudança que precisa ficar clara. Não se pode transferir toda a responsabilidade para a escola; é preciso ser parceiro dela.
A família e a escola têm um papel muito importantes no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo do ser humano. Se a criança recebe uma boa educação obviamente será bem sucedida e vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando adulto, nesse contexto a família é a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter dos cidadãos.
Sra. Cleide e Sr. João Valter, com os filhos.
João Pedro, Israel e Paloma, filhos de dona Cleide e do senhor João Valter têm um bom desempenho escolar, o casal procura interagir com a escola e participam efetivamente na realização dos deveres de casa. Buscam juntos recursos para sanar as dificuldades encontradas, orientam as crianças quanto a organização e conservação dos cadernos e materiais, estão constantemente incentivando-os a estudarem sempre. Segundo as professoras dos alunos eles não apresentam nenhuma dificuldade ao realizarem as atividades propostas, estão sempre participando de eventos e têm um bom rendimento escolar.
Nivalda, mãe de Graziele, sempre motivou a filha a estudar, auxilia nos deveres de casa, na realização de pesquisas e a participar dos eventos da escola. Nivalda incentiva sua filha a ler bons livros. "Sou uma Mãe Amiga da escola, auxilio nos eventos e toda vez que sou chamada vou com prazer, adoro ajudar".
O Projeto Escola Amiga sugere algumas dicas que podem ajudá-los em casa:
1 - Estabeleça um horário para que a criança faça a lição de casa. Ter rotina é uma necessidade do aluno e essa rotina irá nortear os rumos de aprendizagem do aluno.
2 - Ajude a criança a arrumar os materiais antes de começar a lição. A verificação de material é imprescindível para que o aluno aprenda que deve ter um planejamento prévio para cumprir seus deveres. Isso acontecerá agora com as lições e no futuro o ajudará em seu emprego.
3 - Siga a orientação da professora, o aluno deve anotar o cabeçalho (data da atividade) e que copie o enunciado antes de responder o que se pede. Se o aluno faz só a resposta da lição, esta não terá o mesmo efeito. Se uma pessoa qualquer pegar o caderno, não identificará a data em que a lição foi feita e não compreenderá o que foi feito, já que não tem as instruções. A separação de uma lição de outra também ajuda. Riscar uma linha dá um efeito de maior organização, que é exatamente o que eles mais precisam neste momento.
4 - Mesmo que a criança não saiba ler ainda, procure não fazer a lição para ela. Ajude-a ensinando como pescar e não dando o peixe. Peça para que procure o nome da escola em outra lição, faça uma plaquinha de consulta ou até mesmo use um cabeçalho. Eu sei que a intenção é ajudar o filho, mas na realidade, o pai que faz a lição para poupar o filho, está atrapalhando seu desenvolvimento. Agora não parece muito, porém isso surtirá um efeito extremamente negativo nos anos que se seguirão, pois as outras crianças serão autônomas e esta criança não.
5 - Se o aluno não sabe ler ou tem dificuldade, não hesite em ler o enunciado para ele, desde que a lição seja completamente feita pelo aluno. Em caso de lições que necessitem escrita, basta perguntar ao invés de responder. Por exemplo: lista de palavras com D. O que começa com D? A criança responde DADO. O pai então questiona como será que é escrita esta palavra e auxilia sempre com perguntas do tipo ‘Como é o DA? É o mesmo DA de DANIELA, como
será que é?’ E assim por diante. Quanto mais perguntar, mais eficaz será o resultado da lição. Não é a escrita final que conta neste caso e sim como o aluno chegou àquela escrita.
6 - Tenha muita paciência. Crianças de primeira série se distraem com muita facilidade. Uma das tarefas ’secretas’ da lição de casa é treinar a concentração da criança. Se ela se distrai muito facilmente, procure um ambiente mais calmo e sempre volte a atenção para a lição. Ensine o aluno a pensar em uma coisa por vez… pensar em várias coisas ao mesmo tempo prejudica o aprendizado.
O Projeto Escola Amiga terá maior prazer em conversar com você, entre em contato conosco.
Telefones: 3534-2360 – 9829-4396
Projeto Escola Amiga
Escola e Família: parceiros por uma educação de qualidade
Participe da vida escolar dos filhos
Quando os filhos são matriculados nas escolas os pais não devem achar que a responsabilidade da educação seja somente da escola. A família desempenha um papel fundamental na vida escolar dos filhos.
Para se conseguir um grande aproveitamento escolar a família tem que participar e se interessar pela vida escolar dos filhos.
Tanto a família como a escola têm que fazer a sua parte para que o direito de uma educação de qualidade seja alcançado.
Confira abaixo as dicas baseadas na cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, publicada pelo MEC – Ministério da Educação (2008):
-Sempre que possível, visite a escola de seus filhos;
-Fale com os professores e veja como seus filhos estão nos estudos;
-No caso de dificuldade na escola, peça orientação aos professores de como ajudá-los em casa;
-Fique atento e leia os bilhetes e avisos enviados pela escola e responda sempre que necessário;
-Esteja presente nas reuniões da escola e opine;
-Ao demonstrar interesse, seus filhos ficarão contentes de ver a admiração que seus pais sentem deles por estudarem;
-Faça com que seus filhos vejam que quanto mais estudam, mais oportunidades terão na vida;
-Fale com eles sobre a escola, professores e colegas. Se interesse pelo o que eles estão aprendendo;
-Mostre para seus filhos como cuidar do material escolar e do uniforme.
Projeto Escola Amiga realiza mais um Encontro Amigo com as mães do bairro Vale do Amanhecer para discutirem sobre o comportamento infantil.
14 mães se reúnem com o Projeto Escola Amiga
Mães reunem-se para mais um encontro amigo.
No dia 12 de abril foi realizada uma reunião com pais de alunos da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, no bairro Vale do Amanhecer. O encontro teve a participação de 14 mães, que estão interessadas em acompanhar o rendimento dos filhos na escola e também entender e saber como lidar com o comportamento infantil.
A reunião foi conduzida na casa de Alessandra, residente na rua Cristalina, Nº, em clima descontraído, o Projeto Escola Amiga dialogou com as mães destacando a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos, as mães presentes tiveram oportunidade de relatarem seus anseios e dificuldades e juntas discutiram qual e a melhor atitude a tomar diante do filho.
Segue abaixo um dos assuntos discutidos:
DAR LIMITES É...
-Ensinar que os direitos são iguais para todos.
-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo
-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.
-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.
-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.
-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.
-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).
-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).
-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).
-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.
-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.
-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.
-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente: Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.
DAR LIMITES NÃO É...
-Bater nos filhos para que eles se comportem.
-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.
-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.
-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte.
-Gritar com as crianças para ser atendido.
-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.
-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.
-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.
-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.
-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.
(TANIA ZAGURY –PEDAGOGA)
Outros assuntos também foram discutidos, como:
-Proximidade entre pais e filhos.
-Como deve ser a participação dos pais na realização do dever de casa de seu filho.
-Você valoriza a escola de seu filho?
-No encerramento da reunião, mães e Projeto Escola Amiga, concluíram que a família influência no desempenho escolar dos filhos. Que os pais devem ter uma preocupação com a boa trajetória dos filhos e que merece atenção, o acompanhamento dos estudos e a participação efetiva na vida escolar dos estudantes, fatores estes elementos centrais para um aprendizado eficiente.
Roda de Conversa
Vozes da Família e da Escola
Projeto Escola Amiga
Na "roda de conversa" família e escola discutem o aprendizado das crianças.
O sucesso educacional depende de fatores que ultrapassam a sala de aula e os muros das escolas. Por esse motivo o Projeto Escola Amiga reuniu durante 5 dias com os pais dos alunos: Patrícia (pré-escolar), Ailto(1º ano), João Vitor(3º ano) e Ryan(1º ano), para juntos discutirem o processo de
ensino e aprendizagem de seus filhos.
Na roda de conversa foi lançada a seguinte pergunta:
Como você acompanha a educação do seu filho na escola?
Os pais tiveram a oportunidade de falarem do seu dia-a-dia com seu filho, do acompanhamento escolar e de suas preocupações quanto à educação e desempenho de seus filhos no âmbito educacional.
Partindo dessas preocupações e interesses o Projeto Escola Amiga promoveu uma roda de conversa nos dias 14,15,16,19,20 de abril,. No horário de 9:00 às 11:00 horas nas casas dos casais Ailto e Amélia localizado na rua José Ferreira de Lima, Nº 16 e na casa de Marcos e Jerusa residentes na rua Mangabeiras, Nº 60, ambos no bairro Vale do Amanhecer.
Assuntos estudados:
-Importância do acompanhamento escolar de seu filho;
-Crianças com Distúrbio do Déficit de Atenção;
-O que é dar limites;
-Comportamento Infantil: mentira, palavrões e agressões;
-Proximidade e afetividade entre pais e filhos.
Durante esta Roda de Conversa os pais entenderam a importância de se conscientizarem de que participar da vida escolar de seus filhos não é o mesmo que apenas se informar sobre o rendimento dos mesmos. É preciso acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento educacional para valer. Saber se estão motivados para irem para a escola, auxiliar nos deveres de casa, ter um canal de diálogo aberto com professores e diretores da escola, sugerir, opinar, tomar decisões em conjunto. Entenderam que esses esforços resultarão na transformação e bom desempenho de seus filhos no ambiente escolar e em suas vidas como cidadãos comuns.
Os pais tiveram a oportunidade de discutirem outros assuntos relevantes quanto à educação de seus filhos. Como dizer o “SIM” e o “NÃO”. O que os filhos mais necessitam para seu desenvolvimento pleno, que caminhos seguir e que exemplos devem dar.
Nestes encontros entenderam que o melhor é ensinar a pescar e não dar o peixe. É caminhar lado a lado, acreditando nas capacidades dos filhos, mostrando-lhes a direção, mas sem a trilhar por eles, é a melhor forma de deixá-los descobrir suas próprias capacidades. Descobriram também que o bom desempenho escolar depende da atenção, paciência e afeto entre pais e filhos.
Projeto Escola Amiga, pais e mães se reúnem para discutirem valores transmitidos na escola e na família.
O Projeto Escola Amiga tem proporcionado uma ligação com a família através de visitas, palestres e reuniões que tratam de temas significativos para todos (pais, alunos e escola).
No dia 6 de maio, na casa de Giuliana, localizada na Rua Cristalina, Nº 213, mãe e professora da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, no bairro Vale do Amanhecer, reuniram nove pais e mães pra discutirem sobre os valores transmitidos pela família e escola.
Juntos chegaram a uma conclusão de que família e escola são referenciais decisivos para a constituição humana. É, portanto, possível, e altamente desejáveis que caminhem juntas sem com isso perder a sua identidade e características próprias.
Concluíram também que todos têm uma missão a cumprir. Seja ela qual for, a responsabilidade é de extrema importância para todos. À família cabe o direito de proteger seu filho e também o dever de transmitir os valores necessários para se formar um homem de bem e, também, acompanhá-lo por toda vida, pois essa é a principal tarefa da família. À escola cabe relacionar-se bem com todos, pais e alunos e, principalmente ter esse contato como primordial para que a construção do conhecimento aconteça de forma prazerosa para todos.
Projeto Escola Amiga e pais estão juntos na tarefa de transmitir valores necessários para a boa formação do indivíduo.
O Projeto Escola Amiga foi lançado, de forma modesta, na E. M. Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, em outubro, e já começa a obter seus primeiros resultados positivos. Dezenas de famílias já foram visitadas e, durante o encontro, pedagogas, mães e alunos trocam experiências, dão opinião, debatem e estudam juntos assuntos sobre a relação família-escola. Esse é o objetivo principal do projeto, aproximar a escola da família, com a finalidade de buscar informações que auxiliem no processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais, evitando, dessa forma, o fracasso escolar.
Especificamente tem como objetivos:
- Identificar, junto aos familiares, relações sociais, econômicas, pedagógicas, psicológicas e estruturais que podem influenciar positivamente ou negativamente na educação escolar dos filhos;
- Buscar na família subsídios que levem a reflexão sobre como a presença da família na vida escolar dos alunos;
- Utilizar as informações obtidas como meios para realizar uma intervenção no processo ensino-aprendizagem dos alunos.
Um passo importante foi dado na educação em Igarapé, pois para a escola, a família é a matriz indispensável para que o trabalho de construção do cidadão aconteça. Toda a riqueza do desenvolvimento da criança inicia-se na família e vai se fortificando à medida que a criança vai estabelecendo sua rede relacional, que, na seqüência, acontece na escola e se expande para além dela. Portanto, pais e educadores precisam ser grandes e fiéis parceiros nesta nobre caminhada na formação educacional do ser humano.
3º ENCONTRO AMIGO
Após as visitas às famílias e a troca de experiências com cada uma, elas são convidadas a participar do Encontro Amigo, onde várias famílias, ou representantes delas, se unem para discutir assuntos relevantes que ajudam na relação dos pais com os filhos no que diz respeito à escola. O terceiro encontro foi realizado no dia 17 de novembro de 2009, no Vale do Amanhecer. Vários assuntos foram discutidos em clima de descontração, mas o que mais chamou a atenção das mães foram as dicas para acompanhar as lições de casa dos alunos. Para Márcia Alves, mãe de um aluno da Escola do Vale, a reunião foi muito proveitosa, ela ainda acrescenta: "não é aquela reunião repetitiva, sempre as mesmas mães e os mesmos assuntos. Este encontro mostra a proximidade da escola com a família, percebi que a escola realmente está preocupada com o desenvolvimento do meu filho."
por Assessoria de Comunicação